A seguir, listamos algumas emoções que com o tempo podem te deixar doente. Se você identificar alguma delas muito presente no seu dia a dia, acenda o alerta!
1 - Ingratidão
A gratidão é a primeira força do amor. Quando a pessoa nutre a ingratidão por muito tempo, ela está propícia a baixar a imunidade dela e desenvolver enxaqueca, depressão e até câncer.
A enxaqueca, por exemplo, é uma dor de cabeça comumente presente em pessoas reclamonas, que gostam de colocar defeitos em tudo e que se chateiam com o comportamento dos outros ao redor dela. Enfim, reparam demais no que falta no outro e se esquecem de olhar para dentro de si.
2 - Rancor
O rancor é uma emoção contrária à tolerância. Lembre-se: o outro é um instrumento para despertar gatilhos de algo que você precisa curar. Se você sustentar o rancor por muito tempo, vai acabar desenvolvendo doenças como câncer de mama, pressão alta e problemas circulatórios, incluindo o entupimento das veias.
3 - Medo
Todo mundo sente medo e isso, até certo ponto, é saudável para o corpo. Se você estiver no topo de um prédio e sentir medo da altura, é uma boa emoção. Ela serviu para te proteger do perigo!
Mas o medo se torna excessivo quando ele te impede de executar atividades cotidianas, como conversar com alguém, participar de uma reunião, fazer uma prova. Esse tipo de emoção pode causar bulimia, anorexia, problemas digestivos, como refluxo e doença de crohn, e ainda no sistema urinário, como cálculo renal.
4 - Ansiedade
Essa emoção é tão poderosa que até virou a doença do século! A Organização Mundial da Saúde apontou em 2020 que o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas (9,3%), se comparado aos outros países. E em 2021, a pandemia resultou em um aumento de 25% de casos em todo o mundo.
A preocupação e o nervosismo intenso geram sintomas físicos e, com o tempo, prejudicam o estômago e o coração, resultando em taquicardia e doenças gastrointestinais, como gastrite e úlcera.
Você pode se interessar por: Tratamento natural para dor de cabeça