Já reparou que existem por aí pessoas inteligentes, esforçadas, que fazem um bom trabalho, mas que nunca conseguem realização financeira? Talvez, você seja uma delas. E sabe por que isso acontece? Situações assim, tem a ver com processos inconscientes de autossabotagem. Por isso, resolvemos descrever nesse novo texto, crenças e sentimentos que provocam esses processos sabotadores.
Processos de autossabotagem
Existem sentimentos de não merecimento, como: medo de errar, medo de ganhar dinheiro e ser alvo da inveja, sensação de estar perdido e não saber o que fazer. Crenças que dizem assim: na minha profissão não dá pra ganhar bem. Na minha cidade, não dá pra crescer. Da mesma forma, que algumas mulheres pensam que: "se eu fosse homem a minha vida seria mais fácil".
E são vários tipos de pensamentos e sentimentos, ligados a diversas coisas que nos sabotam, puxando-nos pra baixo. Exemplificando, têm pensamentos e sentimentos que associam dinheiro a coisas negativas. Pensamentos do tipo: o dinheiro é sujo; dinheiro corrompe as pessoas; dinheiro atrai falsos amigos; dinheiro atrai assalto; dinheiro atrai inveja; só se ganha dinheiro sendo desonesto; dinheiro é o mal do mundo.
Cada vez que você associa o dinheiro a coisas negativas, um lado seu vai fazer de tudo pra você se afastar dele como uma forma de proteção. Ai é que vai começar o processo de autossabotagem. Por mais que você queira ter dinheiro e conforto, um lado seu vai lhe proteger das "coisas ruins", que você acha que o dinheiro traz: falsos amigos, assalto, inveja, corrupção, desonestidade etc. Por isso, de forma inconsciente, suas ações e escolhas vão levá-lo a se afastar do dinheiro, ou a perder dinheiro. É preciso entender que esses processos acontecem de maneira sutil e na maioria das vezes é inconsciente, ou seja, não é racional.
Veja alguns pensamentos de autossabotagem
Autossabotagem relacionada à profissão
Na minha profissão, é impossível ganhar mais do que X mil reais por mês. Professor nasceu pra sofrer e ganhar pouco. O mercado não valoriza tal profissão. "Advogado é tudo ladrão". Imagine um advogado que já ouviu muito isso. Ele vai ter medo de ganhar bem e ser julgado como ladrão, e isso vai influenciar no quanto ele cobra pelo seu trabalho e o quanto ele se permite usufruir da prosperidade.
Autossabotagem associada à economia e mercado de trabalho
Ser trabalhador autônomo é muito difícil, ser empresário é muito difícil. Tem pensamentos também ligados à economia, ao mercado: os tempos são difíceis; nesse mercado todo mundo vai mal. Então, não tem como mudar; se a economia não cresceu, eu também não vou conseguir crescer. E a cada notícia que você vê na televisão negativa sobre a economia, o medo aumenta e lhe deixa cada vez mais travado e sem ideias.
Autossabotagem relacionada à autoestima
Por exemplo: eu não consigo; eu não mereço; eu não tenho capacidade; eu tenho medo de ser julgado e criticado; eu sou incompetente; eu nunca vou conseguir ser alguém na vida; eu nasci pra sofrer. Eu nunca vou conseguir passar naquele concurso, é muito pra mim...
Autossabotagem ligada a crenças religiosas e espirituais
Tem gente que acredita que a falta de dinheiro é um karma, outros têm o medo de ganhar dinheiro e se afastar do caminho espiritual; porque foram ensinadas que pessoas boas têm que se doar muito e não podem receber. Afinal "pessoas ricas não vão pro céu".
A autossabotagem e os relacionamentos
Outra coisa que atrapalha são os sentimentos negativos contra as pessoas que têm dinheiro: os ricos são desonestos, gananciosos, exploradores... Por isso, inconscientemente você não quer se tornar uma dessas pessoas. As questões familiares também podem sabotar muito. Por exemplo, medo de seguir um caminho diferente do que a família acha que você deve seguir e ser rejeitado por ela. E no caso de famílias mais humildes, eu já atendi alguns casos desse tipo, pode existir o medo de começar a prosperar e ter que ajudar todo mundo da família e assim carregar uma carga enorme.
Além disso, a raiva é outro sentimento sabotador, seja raiva dos impostos, do governo ou de raiva de pagar as contas. Quanto mais você ganha, mais impostos e contas a pagar. E se você tem raiva disso, vai ter um lado seu que vai querer lhe proteger, sabotando o seu crescimento, pra que você não tenha que pagar tanta conta e imposto e ficar sentindo raiva. Quanto a raiva do governo, ela faz você se sentir vitimizado e impotente. Sentimentos que ficaram do passado de perdas materiais, de uma época de escassez, de desemprego, de falência, ou de uma situação apertada na infância, também geram sensação de medo e pobreza, afastando cada vez mais o dinheiro de você. Então, o que fazer para eliminar essas forças que puxam você pra baixo e parar de se sabotar?
É preciso dissolver e curar, exterminar essa negatividade. É aí onde entra o papel fundamental da técnica que está revolucionando a vida de muita gente. Não há nada que seja tão rápido e seja tão eficiente, na limpeza de emoções, pensamentos e sentimentos negativos, nada. Conheça Técnica Terapêutica de ação imediata que qualquer pessoa pode fazer, contra medos, mágoas, traumas, ansiedade e bloqueios psicológicos que travam a sua vida sem ter que tomar remédios e nem se submeter a tratamentos cansativos, caros demorados. Com certeza ela vai ajudar você a tirar a autossabotagem de foco e mudar a rota da sua vida.