Já falamos algumas vezes sobre o que é depressão, seus sintomas e tratamento, aqui no Portal Luz da Serra. A doença tem sido considerada o mal do século, atinge um número grande de brasileiros – 5,8% da população, acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – e praticamente todo mundo conhece alguém que sofre ou já sofreu com a doença.
Mesmo assim, o assunto ainda é tabu e existe muita desinformação em torno dele. Isso, consequentemente, só atrapalha quem busca por ajuda ou tratamento. Por isso, nós da Luz da Serra separamos alguns mitos e verdades sobre a depressão para tentar clarear o assunto. E, assim, ajudar quem precisa.
O que é depressão
Pela medicina, a depressão é um transtorno psiquiátrico que pode ser desencadeado por diversos fatores, como carga genética e ambiente onde o indivíduo está inserido; não há um consenso sobre qual deles é predominante. Já o Luz da Serra acredita que o problema vai muito além disso.
Todos nós viemos ao planeta Terra com uma missão a cumprir e um propósito de vida. Assim como a carga genética, nós nascemos com essa missão já determinada, traçada por nós em outro plano. Quando não estamos alinhados com a nossa missão e com o nosso propósito, algumas doenças físicas ou mentais começam a aparecer.
Estar imerso em uma realidade de vida com conflitos, dívidas, dúvidas e crises também influencia. Tudo isso gera em qualquer pessoa desequilíbrios de ordem emocional, mental e espiritual. Não fazer o que se ama, abdicar de seus sonhos, rejeitar sua espiritualidade, ignorar sua intuição e deixar de ser você mesmo, também são causas dessa doença, entre outras.
Você pode se interessar por: Saiba como lidar com pessoas tóxicas
Depressão: coisas que você acredita
Uma pesquisa realizada pelo Ibope* mostrou que metade da população que sofre de depressão tem vergonha de revelar o diagnóstico a familiares e amigos. Isso acontece por causa das falsas crenças em torno da doença.
Esse tipo de pensamento prejudica muito o seu tratamento, causando um bloqueio que impede a pessoa a procurar pela real causa do problema, lidando apenas com seus sintomas. Essa é a grande luta da Luz da Serra: buscar a raiz do problema para tratá-lo e solucioná-lo.
Frases sobre depressão: mitos e verdades
Sendo assim, listamos alguns dos principais mitos e verdades sobre a depressão pela visão espiritual para acabar de vez com o tabu em torno dessa doença. São elas:
1. “É vergonhoso assumir que tem depressão”
A vergonha de assumir uma doença vem de crenças adquiridas durante a vida. Muitas pessoas não entendem o que é a depressão de fato e associa a doença a tratamentos mal feitos por pessoas conhecidas que não alcançaram a cura, por exemplo.
Para superar o problema primeiro é preciso olhar para ele. É preciso assumir as rédeas da própria vida e encarar tudo o que está te bloqueando. Você pode mudar esse cenário, não tem motivo nenhum para sentir vergonha. Peça e procure por ajuda. Estar aqui conosco, por exemplo, lendo sobre o assunto, já é um passo.
2. “Depressão é um momento de tristeza”
Muitas pessoas acreditam que não estão com depressão, estão apenas passando por um momento de tristeza. Contudo, a depressão é uma doença real e associá-la a um problema simples e passageiro não ajuda a solucioná-la.
É normal sentir tristeza, mas sentir-se triste por muito tempo não é. Pare por um instante e reavalie a sua vida. Busque o seu propósito de vida. Ao fazer isso, respostas vão começar a surgir e você vai passar a ter força para encarar os problemas e mudar o que precisa ser mudado.
3. “O medicamento para depressão não funciona”
O grande problema dos medicamentos alopáticos receitados por médicos é que eles não resolvem a real causa da doença. De nada adianta se medicar sem descobrir o que te levou até esse quadro de depressão. Busque entender como tudo começou. Além disso, para curar uma depressão é preciso mudar o estado energético em que a pessoa se encontra.
Essa mudança pode ser conquistada com o auxílio de alguma técnica terapêutica que atue no campo vibracional do ser, como, por exemplo, a Fitoenergética. Mas essa terapia complementar deve ser feita com regularidade e consistência.
4. “A depressão não tem cura”
A depressão tem cura, sim! É preciso querer assumir com mãos firmes as rédeas da sua vida e fazer as mudanças necessárias para enfrentar de forma nova a sua realidade. Quando você se alinhar a isso, já será “meio caminho andado” na direção da cura. Aqui no Luz da Serra temos vários exemplos de pessoas que alcançaram a cura. Estamos aqui para ajudar, acredite!
5. “Depressão vem com a idade e afeta apenas mulheres”
Não é verdade. Depressão não tem idade nem gênero. O que acontece é que, com a idade, o peso de não ter seguido sua missão de vida aumenta, trazendo com ele os problemas e erros cometidos. A boa notícia é que nunca é tarde para começar um novo caminho alinhado ao seu propósito.
6. “Falar sobre a depressão faz com que ela piore”
Tudo depende da frequência na qual você está vibrando. Se você vive falando sobre os seus problemas, irá atrair mais deles, é a Lei da Atração. Contudo, não estamos dizendo para você ignorar a doença até ela ir embora. Encare a jornada de tratamento da depressão de frente e sempre mentalizando a sua cura. Assim, vai vibrar nessa sintonia e atrair mais dela.
7. “Quem tem depressão é fraco”
A depressão afeta grande parte da população brasileira e isso não significa que essas pessoas são fracas. Como falamos anteriormente, essa doença vem quando estamos vivendo uma vida sem propósito e, com o ritmo acelerado em que a nossa sociedade está, se perder da sua missão pode acontecer com qualquer um. O importante é buscar estar sempre conectado com a sua essência. O primeiro passo é reconhecer e, então, já pode buscar se reconectar.
8. “A depressão “vai embora” sem tratamento”
Ela não vai embora. Quando alguma doença aparece em nossa vida, significa que estamos fazendo algo de errado com ela. E ela não vai desaparecer sozinha. Precisamos ter consciência do problema para solucioná-lo.
9. “Se alguém da sua família sofrer de depressão, você irá herdar essa genética”
Existem pessoas predispostas a desenvolver a doença por questões genéticas, sim. Mas, assim como qualquer outra pessoa, é possível preveni-la estando alinhado com a sua essência e a sua verdade. O medo de uma predisposição à doença faz você vibrar nessa sintonia e atrair mais dela. Acredite na sua individualidade e no seu poder pessoal.
10. “Depressão é falta de Deus”
O Luz da Serra defende a espiritualidade universalista sem dogmas. A depressão pode afetar a todos, inclusive quem acredita em Deus. Acreditamos que o surgimento de doenças acontece quando você está desconectado do seu propósito de vida, independente da sua religião.
Como ajudar uma pessoa com depressão
A depressão é uma das doenças que mais afeta os brasileiros. E todo mundo conhece alguém com depressão ou que já teve a doença. Entre essas pessoas, metade também já conheceu alguém que cometeu suicídio.
A terapia para depressão funciona?
É nossa missão ajudar na luta contra essa doença. O primeiro passo é reconhecer uma pessoa que sofra com a depressão. O segundo é mostrar apoio e compreensão. E o terceiro é disseminar que existe cura para esse problema e que qualquer um pode vencer essa doença, acabando com seus mitos.
Além disso, o Grupo Luz da Serra realiza diversos cursos on-line a fim de promover uma melhor qualidade de vida, autoconhecimento e saúde, como o Aura Master. Considerado como a nova “Tecnologia Terapêutica de Ação Imediata”, a técnica atua diretamente na causa dos problemas emocionais, como medos, traumas, angústias, ansiedade, bloqueios psicológicos e depressão. Assista ao vídeo abaixo e entenda porquê a terapia funciona e é diferente das demais técnicas terapêuticas.
*A pesquisa, “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental” foi aplicada pelo IBOPE Conecta em 2 mil brasileiros a partir dos 13 anos de idade e residentes em diferentes regiões metropolitanas do País. Os dados foram encomendados pela Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) em associação com o CVV (Centro de Valorização da Vida) e a farmacêutica Pfizer.