Todos os seres são feitos de energia e possuem um campo magnético que os protegem e os diferenciam dos demais seres. Esse campo energético se chama aura, uma palavra latina que significa “vento brando, brisa, ar, sopro, hálito, brilho, fulgor”, de acordo com o dicionário Houaiss.
Nas próximas linhas você vai entender o que é, conhecer os tipos de aura e saber como ver a aura das pessoas. Confira!
Como é uma aura?
A aura de uma pessoa, pela visão de um clarividente, é como um campo luminoso com um mesclado de cores que reflete o estado de espírito da pessoa. Há teorias que afirmam que cada pessoa tem uma cor predominante na sua aura e que ela reflete sua personalidade – isso pode ser estudado e analisado mais detidamente de outras formas que não vamos abordar aqui.
Normalmente, a aura se estende, em todas as direções do corpo físico, de 30 centímetros a 1 metro de distância, rodeando a pessoa na forma de um “ovo de luz” com diversas camadas. Alguns estudos afirmam que a aura possui 7 camadas ou corpos sutis, outros dizem que pode passar de 12, mas o mais importante é saber que essas camadas estão interconectadas e se comunicam de forma constante.
Por meio dessas várias camadas vibratórias que a aura apresenta, é possível perceber como a consciência se manifesta em vários planos. Elas também têm estreita ligação com os chakras principais do nosso corpo.
O que é aura?
Como dissemos antes, aura é energia. Ela vibra e, como tal, interage com outras vibrações em forma de pensamento, sentimento ou outras energias (do ambiente ou de outras pessoas), que acabam afetando e moldando a sua vibração. Todos os nossos pensamentos, sentimentos e experiências estão refletidas na aura, da mesma forma que mostra qual tipo de energia estamos atraindo ao nosso redor. A lei da causa e efeito é universal, semelhante atrai semelhante, e por isso nossa aura atrairá tudo o que está presente nela.
A aura, camada por camada
Vamos apresentar bem rapidamente as 7 camadas da aura que mencionamos antes:
A aura do corpo físico
Cada escola espiritual e corrente filosófica que estuda a aura tem um jeito particular de nomear a camada da aura que corresponde ao nosso corpo físico:
- No Vedanta dos hindus, ela se chama pranamayakosha;
- Para a Conscienciologia, chama-se holochacra;
- A Teosofia a denomina como duplo etérico;
- Na Rosacruz, seu nome é corpo vital;
- Para os pesquisadores russos, é corpo bioplásmico ou bioplasmático;
- Já os pesquisadores ocidentais chamam apenas por corpo energético.
Essa é a camada mais próxima do corpo físico e reflete também nossa saúde física e nossos instintos mais básicos, mostra o estado atual do corpo físico e sua condição energética. Pode se manifestar com a cor azul ou prateada suave, geralmente. Dá até para ver por ela se já há alguma doença instalada no corpo. Se houver, podem aparecer halos escuros ao redor da área doente.
A aura extrafísica
Também é chamada de alma. Assim como a aura do corpo físico, é chamada por vários nomes:
- Perispírito (Espiritismo);
- Aura do corpo espiritual (Cristianismo; Paulo de Tarso);
- Psicossoma (Projeciologia);
- Corpo psíquico (Rosacruz);
- Corpo de luz (Ocultismo);
- Corpo astral (Teosofia);
- Corpo bardo (Tibetanos);
- Thanki (Chineses);
- Kha (Iniciados Egípcios);
- Corpo não físico (pesquisadores ocidentais).
Nesse nível, a aura mostra o estado da consciência de uma pessoa, a saúde psíquica e parapsíquica, e guarda em si nossas vontades elevadas, nossa força de vontade e nosso histórico espiritual. Através dessa camada, podemos acessar portais dimensionais; a aura está ligada por um cordão de prata ao corpo físico, e graças a ele podemos realizar projeções astrais durante o sono. O corpo astral pode se manifestar com diversas cores, variando do rosa a uma mistura de todas as cores do arco-íris.
A aura mental
Também é chamada de aura dos pensamentos. O seu nome é autoexplicativo, pois trata-se da camada que reflete o clima interno de nossa mente, nossos pensamentos, intenções e ideias. Nessa aura, é possível perceber as cores e as formas-pensamento de uma pessoa.
Seus outros nomes:
- Manomayakosha (Vedanta);
- Mentalssoma (Conscienciologia);
- Corpo mental (Teosofia);
- Corpo dos pensamentos ou apenas mente (pesquisadores ocidentais).
Ela se relaciona intensamente com a consciência. Suas cores predominantes são o amarelo e o laranja. As pessoas que usam muito a mente apresentam-na com amarelo-brilhante.
A aura emocional
Essa camada reflete o estado emocional, assim como as reações emocionais da pessoa diante de situações ou outras pessoas. Por se tratar de emoções, essa é a camada mais instável da aura, e muda de cor continuamente.
Há algo que precisamos dar muita atenção: os resíduos de emoções mais densas, como raiva e medo, ficam armazenados nessa camada e podem afetar a nossa saúde emocional e física caso nada seja feito para liberar essas emoções por completo. Há formas diversas de deixar ir embora todo esse peso, como entoar mantras e a respiração consciente, e eles vão muito além de limpar as emoções, pois promovem a limpeza de todas as camadas da aura.
Cada emoção se manifesta com uma cor diferente na camada emocional da aura. Por essa razão, a combinação de cores é a mais diversa e inconstante possível! Quando há cores mais brilhantes e puras, geralmente indicam sentimentos elevados. Já os tons escuros evidenciam emoções densas, violentas ou instintos mais intensos.
As auras espiritual, celestial e divina
O corpo espiritual está vinculado à comunicação e conexão, seja com outras pessoas, com nós mesmos ou com algo maior, com o nosso propósito.
O corpo celestial está ligado à nossa consciência humana e ao plano espiritual, onde se encontram as lembranças de outras vidas ou experiências fora do corpo.
O corpo divino ou espiritual está em conexão com o plano superior e a sabedoria divina, com os guias, mentores e mestres espirituais. Pode manifestar como uma luz dourada brilhante, mas quanto mais a pessoa estiver distante da sua essência e de seu propósito, mais escura ou bloqueada estará essa camada da aura.
Como ver a aura?
Antes, falamos tanto em cores que aparecem na aura, que seria injusto terminar esse artigo sem explicar sobre como ver a aura. Em verdade, qualquer pessoa tem como ver a aura, algumas possuem mais facilidade, outras menos. Alguns estudiosos do assunto afirmam que quando somos crianças podemos ver facilmente a aura de outras pessoas, mas com o passar do tempo perdemos essa habilidade.
Uma característica marcante na aura dos Mestres, Gurus, Professores Espirituais é a presença da cor dourada e um brilho muito perceptível. Podemos ver isso nas imagens dos santos e anjos da igreja católica, por exemplo, pois eles são retratados com um halo dourado em volta da cabeça.
Há muitos métodos disponíveis para reativar essa habilidade. Também há cursos de leitura e limpeza e proteção de aura.
Também é possível ver a própria aura pela foto Kirlian, a fim de diagnosticar a saúde da aura e do corpo de uma pessoa. Por meio das cores que aparecem na foto, é possível fazer uma avaliação geral que serve de diagnóstico para terapeutas holísticos e profissionais de saúde, tanto para verificar doenças já instaladas no corpo físico como para doenças que ainda não se manifestaram, mas estão presentes energeticamente na aura.
Aura Master: como a energia pode transformar a sua vida
Agora que você já sabe o significado e a importância da aura, bem como os motivos que provocam sua desarmonia, descubra como mantê-la em equilíbrio energético com a técnica Aura Master.
Afinal, você pode se libertar de dores, como mágoas, medos, traumas, ansiedade e bloqueios psicológicos sem se submeter ao uso de medicamentos ou de longas terapias. Assista ao vídeo abaixo e descubra o poder de curar sua alma por meio do seu campo energético.