Já que a nossa intenção é explicar como se tornar um terapeuta, vale esclarecer algumas coisas. A primeira delas é que as práticas integrativas não se restringem apenas a profissionais de saúde, o que quer dizer que você de outra área também pode atuar, embora os profissionais da saúde geralmente tenham mais interesse nelas.
Porém, algumas práticas são reconhecidas por conselhos profissionais, como o de fisioterapia, enfermagem e biomedicina. Sendo assim, somente um pequeno grupo de profissionais pode aprendê-las.
Vamos ao segundo esclarecimento: o psicólogo. Esse profissional com bacharel em Psicologia, pode atuar na área clínica e trabalhar diretamente com a psicoterapia, é aí que ele também é conhecido como terapeuta. E sabe por quê? Porque para simplificar o termo psicoterapeuta, ele passou a ser chamado de terapeuta.
Ele utiliza diversas abordagens psicoterapêuticas como a Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Existencial-Humanista, Terapia Positiva, Terapia Sistêmica, mas não atua com nenhuma prática integrativa ou terapia holística. Outra diferença é que os psicólogos não utilizam o toque físico nos pacientes em seus tratamentos.