Desde já é importante saber que além do nome, em função de suas vibrações, os chacras são associados a um bija mantra, uma nota musical e um elemento. Eles atuam em movimento constante e equilibrado quando em harmonia, podendo ser horário ou anti-horário.
Há frentes de estudo que dizem que estará em equilíbrio quando girando no sentido horário e em desequilíbrio no sentido anti-horário. Já outras linhas consideram que os chacras da mulher apresentam sentido do giro invertido em relação ao do homem.
Nessa visão, o chacra básico do homem gira no sentido horário e o da mulher no sentido anti-horário. No caso do chacra sacral (segundo), no homem gira no sentido anti-horário, já, na mulher, no sentido horário e assim sucessivamente, permitindo uma troca constante de energia entre os dois sexos.
Os sábios antigos do oriente sempre souberam a importância em zelar para que forças contidas em cada chacra fossem despertadas harmoniosamente, daí o exercício da meditação, do yoga, dos mantras e tantas outras práticas realizadas que ajudam no despertar equilibrado desses centros de consciência.
Desse modo, cuidando dos seus chacras, você estará preservando a saúde do seu corpo. Caso você esteja enfrentando algum problema na sua saúde física, emocional ou espiritual, saiba que existe um método capaz de fazer uma verdadeira transformação na sua vida.