Se lendo este artigo até aqui você percebeu que está com transtorno de ansiedade, sugerimos as cinco dicas a seguir:
1. Raciocine e Respire
Aprenda a contar antes de tomar uma ação. Parece meio bobo você ficar contando até dez, é uma dica batida, que todo mundo já sabe, mas experimente e você vai entender o que estou dizendo. A respiração longa e fluida também é muito importante para oxigenar o cérebro e organizar melhor as nossas ideias. Começar a pensar com mais calma é um bom caminho para o ansioso.
2. Relaxar
Se você quiser mais calma e ponderação, precisa aprender a relaxar. Você já deve ter tido momentos de relaxamento em sua vida. Lembre-se do que você já fez para relaxar e repita! Existem pessoas que relaxam dançando, outros cantando, alguns meditando, outros correndo ou praticando yoga. Experimente coisas novas e naturais para encontrar seu centro.
3. Contemplar
O estado contemplativo imita o momento da criação divina. Observar uma planta, um jardim, uma borboleta, ou mesmo uma imagem de Budha, Shiva ou Jesus, acalma nosso coração e nossa mente. Recomenda-se observar e não julgar, pois são duas coisas bem diferentes. Contemplar é observar e estar presente, exercitar o momento presente. Reserve ao menos 10 minutos diários para fazer um exercício contemplativo. Não existe regra nem roteiro. Invente a sua maneira e apenas faça.
4. Praticar Atividade Física
O nosso bem-estar está vinculado também aos nossos movimentos. O universo é energia, e a energia se movimenta a todo instante. Como fazemos parte deste vasto universo de Deus, quando ficamos parados, é como se estivéssemos indo contra a natureza da criação. Muitas pessoas sofrem de ansiedade, porque têm muita energia acumulada e que deveria ser gasta com atividade física. Comece com alguma atividade moderada e faça alguma coisa que você goste, que te dê prazer. Você vai encontrar! Quando você se movimenta, tudo na sua vida flui e apresenta melhores resultados. Não procrastine. Comece já!
5. Equilíbrio
A peça fundamental para vivermos em harmonia com nós mesmos e com o universo é o equilíbrio. O difícil é que às vezes nos distanciamos da nossa própria essência, esquecemos que deveríamos estar no caminho do nosso propósito. Com isso, adoecemos. Mas existe um jeito para você encontrar este tão sonhado equilíbrio: comprometimento e sintonia elevada.